SECRETARIA

EDU

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SEVERINO DO RAMO BARBOSA COUTINHO
SECRETÁRIO(A)

Amparo: Nomeação: 014/2021 - 01/01/2021

Matrícula: 460

MANOEL JOSIVALDO DOS SANTOS
SECRETÁRIO(A) ADJUNTO(A)

Amparo: Nomeação: 072/2021 - 01/02/2021

Matrícula: 99621

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): (83) 9.9880-3454

E-MAIL: comunicacao@cuitedemamanguape.pb.gov.br

Horário: ATENDIMENTO AO PÚBLICO - 08H ÀS 12H

Endereço: RUA HERMENEGILDO ZACARIAS, Nº S/N - CENTRO - CEP: 58.289-000
CASA

Mais informações do orgão
Apresentação
Quem Somos
- A Secretaria Municipal de Educação é responsável por coordenar e supervisionar o sistema educacional em nossa cidade.
- Nosso objetivo é proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio.

Missão
- Nossa missão é garantir o acesso universal a uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral de cada aluno.
- Buscamos preparar nossos alunos para serem cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de contribuir para uma sociedade justa e democrática.

Valores
- Equidade: Comprometimento com a igualdade de oportunidades para todos os alunos.
- Inclusão: Promoção de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
- Excelência: Busca pela qualidade em todas as áreas da educação.
- Integridade: Compromisso com a ética, transparência e responsabilidade.
- Colaboração: Reconhecimento da importância da parceria e da colaboração.
- Inovação: Abertura à experimentação e adoção de práticas educacionais inovadoras.
- Respeito: Valorização da diversidade de ideias, culturas e perspectivas.

Propósito
- Nosso propósito é promover o desenvolvimento humano integral e a transformação social por meio da educação.
- Buscamos construir um sistema educacional que promova valores éticos, cidadania responsável e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida pessoal, profissional e social dos indivíduos.

Conclusão
- Agradecemos por nos acompanhar nesta apresentação sobre a Secretaria Municipal de Educação.
- Estamos comprometidos em trabalhar em parceria com todos os envolvidos na comunidade educacional para alcançar nossa missão, vivenciar nossos valores e realizar nosso propósito.

   
Missão
Garantir o acesso universal a uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral de cada aluno, preparando-os para serem cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de contribuir para uma sociedade justa, democrática e sustentável. Buscamos promover a equidade, a inclusão e a excelência acadêmica, trabalhando em estreita colaboração com todas as partes interessadas, para criar um ambiente educacional seguro, inspirador e inovador que atenda às necessidades individuais e coletivas de nossa comunidade.
   
Visão
Excelência Acadêmica: Buscar garantir que todas as escolas municipais ofereçam um ensino de alta qualidade, promovendo o sucesso acadêmico de todos os alunos, independentemente de suas origens ou circunstâncias.

Equidade e Inclusão: Assegurar que todas as crianças tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade, independentemente de sua raça, etnia, origem socioeconômica, habilidades especiais ou localização geográfica.

Desenvolvimento Integral: Promover uma abordagem holística da educação que inclua não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o desenvolvimento socioemocional, físico e criativo dos alunos.

Parcerias Comunitárias: Trabalhar em estreita colaboração com pais, comunidades, organizações sem fins lucrativos e empresas locais para fortalecer o sistema educacional e garantir que ele atenda às necessidades específicas da comunidade.

Inovação e Tecnologia: Integrar práticas inovadoras e tecnologia educacional de maneira significativa para melhorar a aprendizagem dos alunos e prepará-los para os desafios do século XXI.

Desenvolvimento Profissional: Investir na formação e no apoio contínuo dos professores e demais profissionais da educação, capacitando-os a oferecer um ensino de alta qualidade e a se adaptar às necessidades em constante mudança dos alunos e do sistema educacional.

Responsabilidade e Transparência: Prestar contas à comunidade sobre o desempenho das escolas, os resultados dos alunos e o uso eficaz dos recursos públicos, promovendo a transparência e a confiança na gestão educacional.
   
Valores
Equidade: Compromisso com a garantia de oportunidades iguais de aprendizagem para todos os alunos, independentemente de suas origens, capacidades ou circunstâncias individuais.

Inclusão: Promoção de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, onde todas as pessoas são respeitadas, valorizadas e têm suas necessidades atendidas.

Excelência: Busca pela qualidade em todas as áreas da educação, desde o ensino e aprendizado até a gestão e administração escolar, visando alcançar os mais altos padrões de desempenho e resultados.

Integridade: Comprometimento com a ética, transparência e responsabilidade na condução das atividades educacionais, promovendo a confiança e a credibilidade dentro da comunidade escolar e perante o público em geral.

Colaboração: Reconhecimento da importância da parceria e da colaboração entre alunos, professores, pais, comunidade e outras partes interessadas para o sucesso educacional de todos os estudantes.

Inovação: Abertura à experimentação, criatividade e adoção de práticas educacionais inovadoras que atendam às necessidades emergentes dos alunos e preparem-nos para os desafios do mundo contemporâneo.

Respeito: Valorização da diversidade de ideias, culturas e perspectivas, promovendo o respeito mútuo, a tolerância e a valorização da dignidade de todos os membros da comunidade escolar.
   
Propósito

Promover o desenvolvimento humano integral e a transformação social por meio da educação, garantindo a todos os cidadãos o acesso a uma educação de qualidade que os capacite a alcançar seu pleno potencial, participar ativamente na sociedade e contribuir para o progresso e o bem-estar da comunidade. Nosso propósito é construir um sistema educacional inclusivo, equitativo e inovador, que promova valores éticos, cidadania responsável e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida pessoal, profissional e social dos indivíduos e da sociedade como um todo.

   
Atribuições da Secretaria
planejar, coordenar, controlar e executar a política educacional do Município, mediante oferecimento de ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de adultos e educação especial, prioritariamente;
coordenar, orientar e controlar a atuação das unidades de ensino nos aspectos pedagógico, administrativo e legal;
planejar, coordenar, controlar e executar programas suplementares de merenda escolar, material didático e de assistência ao educando;
exercer as atribuições de treinamento, capacitação e reciclagem do pessoal do magistério;
exercer as atribuições de planejamento, coordenação e controle das atividades de suprimento e guarda de material e de controle funcional do pessoal do magistério;
exercer as atribuições de planejamento, coordenação e controle das atividades pertinentes ao desenvolvimento pedagógico;
exercer as atribuições de planejamento, coordenação e controle das atividades de organização curricular e de gestão do sistema municipal de ensino em geral;
coordenar e acompanhar, junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura as obras de sua área de atuação;
   
Nome Data início Data fim
Mais
SEVERINO DO RAMO BARBOSA COUTINHO 21/11/2021 22/11/2021
Notícias mais recentes

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito