SECRETARIA

AGRO

SECRETARIA DE AGRICULTURA

ROSIL ZACARIAS DE SOUZA
SECRETÁRIO(A)

Amparo: Nomeação: 039/2021 - 01/01/2021

Matrícula: 99556

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): (83) 9.9146-8815

E-MAIL: comunicacao@cuitedemamanguape.pb.gov.br

Horário: 08:00 AS 12:00

Endereço: AV. SEVERINO JORGE DE SENA, Nº 1111 - CENTRO - CEP: 58.289-000

Mais informações do orgão
Apresentação
   
Missão
Promover o desenvolvimento sustentável da agricultura local, por meio do apoio à produção agrícola, valorização da agricultura familiar, fomento à inovação e tecnologia, garantia da segurança alimentar, diversificação da produção, capacitação e assistência técnica aos agricultores, estímulo à agroindústria local e preservação ambiental, visando o fortalecimento da economia rural, o bem-estar das comunidades agrícolas e a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
   
Visão
Desenvolvimento Rural Sustentável: Promover práticas agrícolas que sejam social, ambiental e economicamente sustentáveis, visando o bem-estar das comunidades rurais e a preservação dos recursos naturais.

Fortalecimento da Agricultura Familiar: Apoiar e fortalecer os pequenos produtores rurais, valorizando a agricultura familiar como importante fonte de alimentos, emprego e renda no município.

Inovação e Tecnologia: Estimular a adoção de tecnologias e práticas inovadoras na agricultura, visando aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e a competitividade dos agricultores locais.

Segurança Alimentar: Contribuir para garantir o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade, promovendo a produção local e o abastecimento do mercado interno.

Diversificação da Produção: Estimular a diversificação da produção agrícola, incentivando a introdução de novas culturas e cadeias produtivas que sejam adequadas às condições locais e demandas de mercado.

Capacitação e Assistência Técnica: Oferecer capacitação e assistência técnica aos agricultores, proporcionando-lhes conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento de suas atividades de forma eficiente e sustentável.

Fomento à Agroindústria Local: Estimular a agregação de valor à produção agrícola através do desenvolvimento da agroindústria local, gerando emprego, renda e agregando valor aos produtos da região.

Preservação Ambiental: Promover práticas agrícolas que contribuam para a conservação dos recursos naturais, como o solo, a água e a biodiversidade, visando garantir a sustentabilidade ambiental das atividades agrícolas.
   
Valores
Sustentabilidade: Compromisso com práticas agrícolas e políticas que promovam a sustentabilidade ambiental, econômica e social, visando o equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação dos recursos naturais.

Respeito: Valorização da diversidade cultural e dos diferentes modos de vida no meio rural, respeitando os conhecimentos tradicionais e as especificidades locais.

Transparência: Compromisso com a transparência e a prestação de contas, garantindo a participação da sociedade nas decisões e ações da secretaria.

Inovação: Estímulo à inovação e ao uso de tecnologias modernas na agricultura, buscando soluções criativas e eficientes para os desafios enfrentados pelos agricultores locais.

Colaboração: Promoção da cooperação e do trabalho em rede entre diferentes atores do setor agrícola, incluindo produtores, instituições de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil.

Equidade: Busca pela promoção da justiça social e da igualdade de oportunidades no meio rural, garantindo o acesso de todos os agricultores, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, aos recursos e serviços disponíveis.

Qualidade: Compromisso com a produção de alimentos de qualidade e a melhoria contínua dos padrões de produção e segurança alimentar.

Ética: Adoção de princípios éticos e morais no exercício das atividades da secretaria, promovendo a integridade, a honestidade e o respeito às leis e normas vigentes.
   
Propósito

Promover o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das áreas rurais do município, através do apoio à agricultura familiar, da adoção de práticas agrícolas sustentáveis, do estímulo à inovação e tecnologia, da garantia da segurança alimentar, da valorização dos produtos locais e da preservação dos recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, o fortalecimento da economia rural e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

   
Atribuições da Secretaria
Estão entre as competências da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (SEAD):
Coordenar convênios com órgãos e entidades municipais, federais, estaduais e privados para execução da política agrícola municipal;
Apoiar o cooperativismo, o sindicalismo rural e a extensão rural;
Coordenar a promoção de medidas visando a defesa sanitária vegetal e animal, a fixação do homem ao campo e a educação sanitária e o melhoramento de sua qualidade de vida. E ainda, responder pelas atividades de classificação e fiscalização de produtos agropecuários, zelando pelo cumprimento da legislação afim;
Responder pela defesa sanitária vegetal e animal e o melhoramento genético e planejar, coordenar, organizar, controlar, executar, dirigir e normatizar as atividades inerentes ao desenvolvimento rural no Município.
   
Nome Data início Data fim
Mais
ROSIL ZACARIAS DE SOUZA 21/11/2021 22/11/2021
Notícias mais recentes

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito