SECRETARIA

SAU

SECRETARIA DE SAÚDE

MARIA ROSEMARY FARIAS LIMA
SECRETÁRIO(A)

Amparo: Nomeação: 171/2023 - 03/07/2023

Matrícula: 99923

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): (83) 9.9383-3710

E-MAIL: comunicacao@cuitedemamanguape.pb.gov.br

Horário: 08:00 AS 17:00

Endereço: AV. SEVERINO JORGE DE SENA, Nº S/N - CENTRO - CEP: 58.289-000

Mais informações do orgão
Apresentação
Missão:
- Proteger e promover a saúde da população local, garantindo acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade, prevenindo doenças e respondendo às necessidades de saúde da comunidade.

Visão:
- Promover uma comunidade saudável onde todos os residentes possam alcançar seu potencial de saúde e bem-estar.

Valores:
- Equidade: Garantir que todos tenham acesso igualitário aos serviços de saúde.
- Respeito: Valorizar a dignidade e autonomia de cada indivíduo.
- Integridade: Atuar com transparência, honestidade e ética.
- Colaboração: Trabalhar em parceria com outros setores e a comunidade.
- Excelência: Buscar constantemente a melhoria na qualidade dos serviços.
- Empoderamento: Capacitar a comunidade para participar ativamente na promoção da saúde.
- Sustentabilidade: Promover práticas que preservem a saúde ambiental e dos ecossistemas.

Propósito:
- Cuidar da saúde da comunidade, promover a prevenção, responder a emergências de saúde pública, garantir qualidade nos serviços, promover equidade em saúde, colaborar com outros setores e buscar inovação contínua.


   
Missão
Proteger a saúde pública: Priorizar a proteção da saúde da comunidade por meio de medidas de controle de doenças, vigilância epidemiológica, vacinação, controle de vetores, inspeção sanitária e outras ações destinadas a prevenir surtos de doenças e proteger a saúde da população. Promover a equidade em saúde: Trabalhar para eliminar disparidades em saúde, garantindo que todos os grupos populacionais tenham acesso igualitário a serviços de saúde e oportunidades para alcançar seu potencial de saúde, independentemente de raça, etnia, gênero, orientação sexual, status socioeconômico ou geografia. Fornecer serviços de saúde de qualidade: Oferecer serviços de saúde acessíveis, eficazes e centrados no paciente, que atendam às necessidades de saúde da comunidade, incluindo atenção primária, cuidados especializados, saúde mental, cuidados preventivos, tratamento de doenças crônicas e emergências médicas. Promover a prevenção e promoção da saúde: Investir em iniciativas de prevenção de doenças e promoção da saúde, incluindo educação em saúde, campanhas de conscientização, programas de prevenção de tabagismo, obesidade, doenças crônicas, saúde mental e outras estratégias destinadas a melhorar os hábitos de vida e prevenir doenças. Colaborar com parceiros: Trabalhar em colaboração com outros setores, como educação, habitação, transporte, meio ambiente e justiça social, para abordar os determinantes sociais da saúde e promover ambientes saudáveis e equitativos para todos os residentes. Inovar e adaptar: Buscar constantemente inovações e melhores práticas na prestação de serviços de saúde, adotando tecnologias emergentes, implementando modelos de atenção integrada e adaptando-se às mudanças nas necessidades de saúde da população e no ambiente de saúde.
   
Visão
Promoção da saúde: Priorizar a prevenção de doenças e a promoção de estilos de vida saudáveis, por meio de campanhas educativas, programas de nutrição, atividade física, prevenção ao uso de drogas e álcool, entre outros.

Acesso equitativo aos serviços de saúde: Garantir que todos os residentes tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, independentemente de sua renda, localização geográfica ou condição social. Isso pode envolver a criação e manutenção de centros de saúde, postos de atendimento, programas de saúde da família e outras iniciativas para levar os serviços de saúde até a comunidade.

Qualidade e eficiência dos serviços de saúde: Buscar constantemente melhorias na qualidade dos serviços de saúde oferecidos, por meio de treinamento contínuo dos profissionais de saúde, atualização de equipamentos médicos, implementação de práticas baseadas em evidências e monitoramento de indicadores de qualidade.

Atenção integral à saúde: Promover uma abordagem holística da saúde, considerando não apenas a ausência de doença, mas também o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Isso pode envolver a integração de serviços de saúde mental, atenção primária, cuidados paliativos, entre outros.

Participação da comunidade: Incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da saúde e no planejamento de políticas e programas de saúde locais. Isso pode ser feito por meio de conselhos de saúde, grupos de voluntários, campanhas de engajamento comunitário, entre outras iniciativas.

Parcerias e colaborações: Trabalhar em conjunto com outras instituições, tanto do setor público quanto do setor privado, organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, para maximizar os recursos disponíveis e alcançar os objetivos de saúde da comunidade de forma mais eficaz.

   
Valores
Equidade: Compromisso com a promoção da equidade em saúde, garantindo que todos os membros da comunidade tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade, independentemente de sua condição socioeconômica, raça, etnia, gênero, orientação sexual ou localização geográfica.

Respeito: Reconhecimento e valorização da dignidade e autonomia de todos os indivíduos, respeitando suas escolhas, crenças culturais, valores e direitos humanos, e promovendo uma cultura de respeito mútuo entre profissionais de saúde e pacientes.

Integridade: Compromisso com a transparência, honestidade, responsabilidade e ética em todas as atividades e relações, garantindo a confiança da comunidade, parceiros e colaboradores na prestação de serviços de saúde.

Colaboração: Promoção de parcerias eficazes e colaborativas com outras instituições, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, setor privado e comunidade, reconhecendo a importância do trabalho em equipe e da cooperação para alcançar os objetivos de saúde pública.

Excelência: Busca contínua pela excelência na prestação de serviços de saúde, adotando práticas baseadas em evidências, promovendo a inovação, investindo em capacitação e desenvolvimento profissional e buscando constantemente melhorias na qualidade e eficiência dos serviços.

Empoderamento: Capacitação da comunidade para assumir um papel ativo na promoção da saúde e no autocuidado, fornecendo informações e recursos necessários para tomar decisões informadas sobre sua saúde e participar ativamente das iniciativas de saúde locais.

Sustentabilidade: Compromisso com a promoção da saúde ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais, reconhecendo a interconexão entre saúde humana, saúde ambiental e saúde dos ecossistemas e adotando práticas que minimizem impactos negativos no meio ambiente.

   
Propósito

Cuidar da saúde da comunidade: O principal objetivo é garantir que todos os membros da comunidade tenham acesso aos cuidados de saúde de que precisam, quando precisam, independentemente de sua capacidade de pagar ou de outras barreiras.

Promover a prevenção: Um propósito importante é prevenir doenças antes que elas ocorram, através de programas de imunização, educação em saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e outras medidas preventivas.

Responder a emergências de saúde pública: A Secretaria de Saúde está preparada para responder a emergências de saúde pública, como surtos de doenças infecciosas, desastres naturais ou outros eventos que possam representar uma ameaça à saúde da comunidade.

Garantir a qualidade dos serviços de saúde: O propósito é garantir que os serviços de saúde fornecidos sejam de alta qualidade e seguros, utilizando práticas baseadas em evidências e padrões reconhecidos.

Promover a equidade em saúde: A Secretaria de Saúde está comprometida em garantir que todos os membros da comunidade tenham acesso igualitário aos cuidados de saúde, independentemente de sua raça, etnia, gênero, status socioeconômico ou localização geográfica.

Colaborar com outros setores: Reconhecendo que muitos determinantes da saúde estão fora do controle do sistema de saúde, o propósito inclui colaborar com outros setores, como educação, habitação, transporte e emprego, para abordar esses determinantes e promover a saúde em todos os aspectos da vida.

Inovar e melhorar continuamente: O propósito inclui buscar constantemente maneiras de melhorar a prestação de serviços de saúde, adotando novas tecnologias, desenvolvendo novos programas e incorporando as lições aprendidas com a prática e a pesquisa.

   
Nome Data início Data fim
Mais
MARIA ROSEMARY FARIAS LIMA 21/11/2021 22/11/2021
MARIO ANTONIO DA SILVA FILHO 01/01/2021 01/06/2023
Setor Contatos E-mail
Mais
FÁRMACIA BASICA MUNICIPAL comunicacao@cuitedemamanguape.pb.gov.br
Notícias do órgão
#Saúde

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Há 170 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito