SECRETARIA

SMB

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

AMANDA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS
SECRETÁRIO(A)

Amparo: Nomeação: 177/2022 - 01/06/2022

Matrícula: 99564

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): (83) 9.9369-6520

E-MAIL: comunicacao@cuitedemamanguape.pb.gov.br

Horário: ATENDIMENTO AO PÚBLICO - 08H ÀS 12H

Endereço: AV. SEVERINO JORGE DE SENA, Nº 1111 - CENTRO - CEP: 58.289-000

Mais informações do orgão
Apresentação
Nossa Missão:
Promover e garantir a proteção, conservação e uso sustentável dos recursos naturais locais, visando o bem-estar da comunidade e o equilíbrio ambiental para as atuais e futuras gerações.

Nossos Valores:
1. Sustentabilidade
2. Integridade
3. Respeito
4. Participação
5. Colaboração
6. Inovação
7. Educação
8. Responsabilidade

Nosso Propósito:
Promover a harmonia entre o desenvolvimento humano e a conservação do meio ambiente, visando garantir um futuro sustentável para todos.

Nossas Áreas de Atuação:
1. Proteção e conservação dos ecossistemas locais.
2. Desenvolvimento sustentável.
3. Educação ambiental.
4. Controle da poluição.
5. Gestão de resíduos.
6. Adaptação às mudanças climáticas.
7. Planejamento urbano e rural sustentável.
8. Parcerias e colaboração com outras instituições.

A Secretaria de Meio Ambiente está comprometida em trabalhar em estreita colaboração com a comunidade, autoridades municipais e outras partes interessadas para enfrentar os desafios ambientais que enfrentamos e construir um futuro mais sustentável e resiliente para todos.

Estamos à disposição para ouvir suas preocupações, sugestões e ideias, e contamos com a participação de todos vocês nesse importante trabalho em prol do meio ambiente e da qualidade de vida de nossa cidade.
   
Missão
A missão da Secretaria de Meio Ambiente de uma prefeitura municipal geralmente envolveria: Proteger e conservar os recursos naturais locais, incluindo solo, água, ar, flora e fauna, garantindo sua utilização sustentável para as atuais e futuras gerações. Desenvolver e implementar políticas, programas e regulamentações ambientais que promovam práticas sustentáveis de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Educar e conscientizar a comunidade sobre questões ambientais, incentivando a participação ativa na conservação do meio ambiente e na adoção de comportamentos sustentáveis. Monitorar e avaliar continuamente os impactos das atividades humanas no meio ambiente e tomar medidas corretivas para minimizar a poluição, degradação e perda de biodiversidade. Promover o planejamento urbano e rural sustentável, integrando considerações ambientais em projetos de infraestrutura, uso da terra e gestão de resíduos. Colaborar com outras instituições governamentais, organizações não governamentais, setor privado e comunidade local para alcançar objetivos comuns de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Atuar de forma proativa na adaptação às mudanças climáticas, implementando medidas de mitigação e aumentando a resiliência da comunidade diante dos impactos climáticos. Promover a transparência, prestação de contas e participação pública na tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente, garantindo a governança ambiental eficaz e democrática.
   
Visão
Conservação e proteção ambiental: A secretaria busca garantir a preservação dos recursos naturais locais, como florestas, rios, lagos, áreas úmidas e biodiversidade, para as gerações presentes e futuras.

Desenvolvimento sustentável: Promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade de forma sustentável, equilibrando as necessidades humanas com a proteção do meio ambiente.

Educação ambiental: Capacitar a população local sobre questões ambientais e promover práticas sustentáveis em casa, na escola, no trabalho e na comunidade em geral.

Gestão de resíduos: Implementar políticas e programas para reduzir, reutilizar e reciclar resíduos, bem como garantir a gestão adequada de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Controle da poluição: Monitorar e regulamentar as atividades que possam causar poluição do ar, água e solo, garantindo o cumprimento das leis ambientais e a saúde pública.

Planejamento urbano e rural sustentável: Integrar considerações ambientais em projetos de desenvolvimento urbano e rural, garantindo um crescimento ordenado e sustentável.

Adaptação às mudanças climáticas: Desenvolver estratégias para lidar com os impactos das mudanças climáticas, como inundações, secas e aumento das temperaturas, e promover a resiliência da comunidade.

Parcerias e colaboração: Trabalhar em conjunto com outras instituições governamentais, organizações não governamentais, setor privado e comunidade local para alcançar objetivos ambientais comuns.

   
Valores
Os valores da Secretaria de Meio Ambiente de uma prefeitura municipal inclui:

Sustentabilidade: Compromisso com a utilização dos recursos naturais de forma equilibrada e responsável, garantindo sua disponibilidade para as gerações futuras.

Integridade: Atuação ética, transparente e responsável na gestão dos assuntos ambientais, promovendo a confiança e a credibilidade junto à comunidade.

Respeito: Reconhecimento e valorização da diversidade natural e cultural, respeitando os direitos das comunidades locais e povos tradicionais.

Participação: Promoção da participação ativa da comunidade na tomada de decisões relacionadas ao meio ambiente, estimulando o engajamento cívico e a democracia participativa.

Colaboração: Trabalho em parceria com outras instituições governamentais, organizações da sociedade civil, setor privado e comunidade local para alcançar objetivos comuns de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Inovação: Busca contínua por soluções criativas e eficazes para os desafios ambientais, incentivando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a adoção de boas práticas.

Educação: Promoção da conscientização e educação ambiental em todos os segmentos da sociedade, capacitando as pessoas a adotarem comportamentos sustentáveis em seu cotidiano.
   
Propósito

Proteção ambiental: O propósito fundamental é assegurar a preservação dos ecossistemas locais, incluindo florestas, rios, lagos, áreas úmidas e biodiversidade, protegendo-os contra ameaças como poluição, desmatamento e degradação.

Promoção do desenvolvimento sustentável: Busca-se promover um desenvolvimento econômico e social que seja ambientalmente sustentável, garantindo que as atividades humanas não comprometam a capacidade dos ecossistemas de continuar fornecendo serviços essenciais.

Qualidade de vida: O propósito inclui garantir que a população desfrute de um ambiente saudável e de qualidade, com acesso a água limpa, ar puro, espaços verdes e paisagens naturais, contribuindo para o bem-estar físico, mental e emocional.

Resiliência climática: Busca-se fortalecer a resiliência da comunidade diante dos impactos das mudanças climáticas, adotando medidas de adaptação e mitigação e promovendo a sustentabilidade ambiental em todas as áreas de atuação.

Educação e conscientização: Promover a educação ambiental e a conscientização da população sobre a importância da conservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis em seu cotidiano, capacitando as pessoas a serem agentes de mudança.

Participação e engajamento: Incentivar a participação ativa da comunidade na gestão ambiental local, envolvendo os cidadãos na tomada de decisões, no monitoramento ambiental e na implementação de projetos e programas.

Cumprimento da legislação ambiental: Garantir o cumprimento das leis ambientais e regulamentações, promovendo a aplicação eficaz das normas e o monitoramento das atividades que possam impactar o meio ambiente.

Promoção da sustentabilidade em todas as áreas de atuação: Integrar considerações ambientais em todas as políticas, programas e projetos desenvolvidos pela prefeitura, garantindo que o desenvolvimento local seja realizado de forma sustentável e responsável.

   
Atribuições da Secretaria
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o órgão responsável pela preservação, manutenção e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no Município, condições ao desenvolvimento socioeconômico, conciliando-o aos interesses da segurança de sua comunidade e à proteção dos ecossistemas, em benefício das gerações atuais e futuras.
   
Nome Data início Data fim
Mais
AMANDA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS 21/11/2021 22/11/2021
ULLANGLES MARCOS CORREIA 01/06/2021 31/05/2022
Notícias mais recentes

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito