SECRETARIA

SCTRANS

SECRETARIA DE TRANSPORTES

LEONILDO DA GAMA PEREIRA
SECRETÁRIO(A)
INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: ../-

Telefone(s): (83) 9.9190-4663

E-MAIL: comunicacao@cuitedemamanguepe.pb.gov.br

Horário: ATENDIMENTO AO PÚBLICO - 08H ÀS 12H

Endereço: AV. SEVERINO JORGE DE SENA, Nº 1111 - CENTRO - CEP: 58.289-000

Mais informações do orgão
Apresentação
   
Missão
Prover acesso: Garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um sistema de transporte público seguro, eficiente e acessível. Promover a mobilidade urbana: Facilitar o deslocamento de pessoas e bens dentro da cidade de maneira sustentável, integrada e eficaz. Melhorar a qualidade de vida: Contribuir para o bem-estar da população ao oferecer opções de transporte que reduzam congestionamentos, poluição do ar e estresse no trânsito. Assegurar a equidade: Buscar a igualdade de oportunidades no acesso ao transporte, independente de classe social, renda ou localização geográfica. Desenvolver infraestrutura: Planejar, construir e manter uma infraestrutura de transporte segura e eficiente, incluindo estradas, vias públicas, ciclovias, calçadas e transporte público. Incentivar a sustentabilidade: Promover o uso de modos de transporte mais sustentáveis, como transporte público, bicicleta e caminhada, e implementar medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais. Fomentar a segurança: Priorizar a segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte, implementando medidas para prevenir acidentes e garantir viagens seguras. Facilitar o desenvolvimento econômico: Contribuir para o crescimento econômico da cidade ao garantir uma infraestrutura de transporte eficiente que suporte as necessidades das empresas e facilite o transporte de mercadorias. Promover a inovação: Buscar constantemente por soluções inovadoras e tecnológicas que melhorem a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços de transporte.
   
Visão
Acessibilidade e inclusão: Busca garantir que o transporte público seja acessível a todos os cidadãos, independentemente de sua condição física, econômica ou social.

Eficiência e qualidade: Compromisso em fornecer um sistema de transporte público eficiente e de alta qualidade, que atenda às necessidades dos usuários e contribua para o desenvolvimento econômico da região.

Sustentabilidade: Promove a adoção de práticas sustentáveis no transporte, como o uso de veículos elétricos, ciclovias, incentivos ao transporte público e redução da emissão de poluentes.

Inovação e tecnologia: Busca constantemente por soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços de transporte público.

Colaboração e participação: Valoriza a colaboração com outras entidades governamentais, organizações da sociedade civil e a participação dos cidadãos no planejamento e na melhoria do sistema de transporte.

Desenvolvimento urbano: Reconhece o papel fundamental do transporte público no desenvolvimento urbano sustentável, promovendo o planejamento integrado do transporte com o uso do solo e outras políticas urbanas.

Transparência e prestação de contas* Compromete-se a operar de maneira transparente e responsável, prestando contas às autoridades governamentais e à população sobre suas ações e decisões.

   
Valores
Transparência: Compromisso em operar de forma aberta e transparente, comunicando claramente as decisões, políticas e processos relacionados ao transporte público.

Responsabilidade: Assumir a responsabilidade pelas ações e decisões tomadas, buscando sempre o interesse público e o bem-estar dos cidadãos.

Integridade: Agir com honestidade, ética e respeito, mantendo os mais altos padrões de integridade pessoal e institucional.

Equidade: Garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário aos serviços de transporte, independentemente de sua origem étnica, status socioeconômico, gênero ou idade.

Eficiência: Buscar a eficiência na gestão dos recursos públicos, otimizando processos e procedimentos para fornecer serviços de transporte de alta qualidade de forma econômica.

Sustentabilidade: Priorizar práticas e políticas que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica no planejamento e operação do sistema de transporte.

Inovação: Estimular a inovação e a criatividade na busca por soluções mais eficientes, seguras e sustentáveis para os desafios do transporte urbano.

Colaboração: Trabalhar em parceria com outras entidades governamentais, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos para desenvolver e implementar políticas e projetos de transporte público.

Segurança: Priorizar a segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte, implementando medidas preventivas e corretivas para reduzir o risco de acidentes e incidentes.

Adaptabilidade: Estar aberto à mudança e ser capaz de se adaptar às novas demandas, tecnologias e desafios que surgem no cenário do transporte urbano.

   
Propósito

Facilitar a mobilidade: O propósito principal é permitir que os cidadãos se desloquem facilmente pela cidade, seja para trabalho, escola, lazer ou outras atividades, reduzindo congestionamentos e melhorando a qualidade de vida.

Promover o desenvolvimento urbano sustentável: Buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, garantindo que o planejamento do transporte público contribua para cidades mais sustentáveis e habitáveis.

Reduzir desigualdades sociais: Garantir que todas as comunidades tenham acesso igualitário a serviços de transporte público de qualidade, ajudando a reduzir desigualdades socioeconômicas e promover a inclusão social.

Priorizar a segurança viária: O propósito inclui garantir que as viagens sejam seguras para todos os usuários da via, implementando medidas de segurança viária e promovendo uma cultura de respeito às leis de trânsito.

Estimular o uso de modos de transporte sustentáveis: Promover o uso de transporte público, caminhada, bicicleta e outros modos de transporte sustentáveis, reduzindo a dependência de veículos particulares e as emissões de poluentes.

Fomentar o desenvolvimento econômico: Melhorar a acessibilidade a áreas comerciais e industriais, estimulando o desenvolvimento econômico local e regional por meio de uma infraestrutura de transporte eficiente.

Oferecer serviços acessíveis e de qualidade: Garantir que os serviços de transporte público sejam acessíveis a todas as faixas da população, oferecendo tarifas justas e um serviço de qualidade que atenda às necessidades dos usuários.

Promover a inovação e a tecnologia: Buscar constantemente por soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços de transporte público.

   
Negócio

Quem Somos:
Somos uma equipe dedicada de profissionais apaixonados por tornar a vida na cidade mais fácil e agradável para todos. Nossa equipe é composta por especialistas em transporte, engenheiros, urbanistas, planejadores e técnicos, todos trabalhando juntos para desenvolver soluções inovadoras e eficazes para os desafios de mobilidade urbana.

Nossa Missão:
Nossa missão é fornecer um sistema de transporte público seguro, eficiente e acessível que atenda às necessidades de todos os cidadãos, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e melhorando a qualidade de vida na cidade.

Nossos Valores:
- Transparência: Operamos de forma aberta e transparente, mantendo a confiança da comunidade e prestando contas às autoridades e aos cidadãos.
- Sustentabilidade: Priorizamos práticas e políticas que promovem a sustentabilidade ambiental, social e econômica em todas as nossas operações.
- Inovação: Buscamos constantemente por soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de transporte público.
- Segurança: Colocamos a segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte como nossa principal prioridade, implementando medidas para prevenir acidentes e garantir viagens seguras.
- Equidade: Garantimos que todos os cidadãos tenham acesso igualitário a serviços de transporte público de qualidade, independentemente de sua origem étnica, status socioeconômico ou localização geográfica.

Nossos Objetivos:
- Melhorar a acessibilidade e a eficiência do transporte público.
- Reduzir congestionamentos e emissões de poluentes.
- Promover o uso de modos de transporte sustentáveis.
- Priorizar a segurança viária para todos os usuários da via.
- Incentivar o desenvolvimento econômico local e regional.
- Oferecer serviços de transporte público acessíveis e de alta qualidade para todos os cidadãos.

Nossos Projetos e Iniciativas:
- Expansão da rede de transporte público, incluindo novas linhas de ônibus e estações de metrô.
- Implantação de faixas exclusivas para ônibus e ciclovias em áreas de alta demanda.
- Modernização da frota de transporte público, incluindo a introdução de ônibus elétricos e veículos mais eficientes.
- Melhoria da infraestrutura viária e sinalização para garantir viagens mais seguras e eficientes.
- Desenvolvimento de aplicativos e sistemas de informação para facilitar o planejamento de viagens e acesso a serviços de transporte público.

   
Atribuições da Secretaria
Planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do município relativas ao transporte, trânsito e tráfego do setor terrestre, especialmente no que se refere à infraestrutura viária, estrutura operacional e logística, mecanismos de regulação e concessão de serviços;
Formular e coordenar a política municipal de transportes e dos planos rodoviário e de transporte do município;
Conceder, permitir ou explorar diretamente os serviços públicos de transporte coletivo rodoviário municipal de passageiros e de transporte individual de passageiros por táxi;
Conceder, permitir ou autorizar o uso de áreas municipais para a exploração de atividades de serviços de interesse público;
Formular planos e programas em sua área de competência;
Executar, fiscalizar e gerenciar toda a frota de veículos do município, cuidando com zelo da manutenção da frota;
Programar, coordenar e controlar execução dos gastos com a frota, como controle de quilometragem dos veículos, controle de substituição de peças, elaborando planilhas contendo o relatório diário de cada veículo;
Buscar modelos de financiamento para aquisição de veículos novos junto as esferas de governo;
Supervisionar a execução orçamentária da administração que integra sua área de competência;
Organizar e coordenar todo sistema de controle relativo aos veículos que compõe a frota municipal;
Receber, avaliar e encaminhar relatórios ao Poder Executivo com referência a área em que atua;
Preparar relatórios e atas solicitadas pelo Poder Executivo;
Prestar atendimento ao público e autoridades por delegação ao Poder Executivo;
Encaminhar providências solicitadas e acompanhar sua execução e atendimento;
Preparar informações e elaborar minutas de atos e correspondências relativas ao setor;
Aprovar a escala de férias dos servidores lotados no setor;
Executar outras atividades correlatas ao setor que forem delegadas pelo Prefeito Municipal.
   
Nome Data início Data fim
Mais
LEONILDO DA GAMA PEREIRA 21/11/2021 22/11/2021
Notícias mais recentes

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito