MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES (MSD) – CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS PARA CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

A prefeitura municipal de Cuité de Mamanguape, através da Secretaria de Agricultura trazem ao Município uma empresa especializada em construção civil para construção de Melhorias Sanitárias Domiciliar.

A (MDS) Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, o projeto está baseado na construção de cisternas para captação e armazenamento de água potável, as obras tiveram início no distrito do Sitio Arroz, mais vai si estender a outras comunidades, como Sitio Pedro e Sitio Kombe, Cerca de 50 famílias foram beneficiadas, e as obras já começaram.

A cisterna é uma unidade cilíndrica com laje de cobertura e dimensões detalhadas em projeto. Sua construção é feita próxima a casa e distante de árvores, currais, tanque séptico ou outro dispositivo de disposição dos efluentes sanitários. O tipo de terreno influi na profundidade da escavação e na estabilidade da cisterna. A parte externa que fica acima do nível do terreno, quando possível, deve ter uma altura que facilite a instalação e operação de uma bomba manual, de forma a garantir a proteção sanitária da água. Os detalhes construtivos estão no projeto inclusive o dispositivo de desvio do fluxo das primeiras águas. Disponível no site da FUNASA, Fundação Nacional de Saúde que é uma entidade vinculada ao Ministério da Saúde do governo do Brasil encarregada de promover saneamento básico à população.

COMPARTILHAR